Agência Panafricana de Notícias

OMS e WHF lançam campanha de sensibilização a doenças cardíacas

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Uma campanha de sensibilização às doenças cardíacas foi lançada sexta-feira em mais de 100 países do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Mundial do Coração (WHF, sigla em inglês), indica um comunicado em Nova Iorque.

O objetivo desta campanha é evidenciar os fatores de risco associados a estas doenças do coração que matam anualmente mais de 17 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a fonte,

A operação visa também marcar o Dia Internacional do Coração celebrado pela OMS e pela WHF, sendo esta última uma Organização Não Governamental (ONG) empenhada na luta contra as doenças cardíacas, sobretudo nos países de baixo rendimento, lê-se no comunicado.

A campanha será marcada, entre outras atividades, por passeatas, corridas, conferências públicas, espectáculos, fóruns científicos, exposições e concertos, indica a fonte.

"As pessoas serão assim informadas sobre os fatores de risco ligados às doenças cardíacas, nomeadamente Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), que se caraterizam por uma pressão arterial elevada, por uma taxa elevada de colesterol e por taxas elevadas de glucose.

Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo abusivo de álcool, o consumo insuficiente de fruta e de legumes, o excesso de peso, a obesidade e a inatividade física", sublinha o comunicado.

-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/CJB/DD 01out2011