Agência Panafricana de Notícias

OMS e UNICEF precisam de fundos para ajudar RDC a lutar contra epidemia de Ebola

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um apelo de fundos conjunto cifrado em dois milhões de dólares americanos aos doadores para ajudar o Governo da República Democrática do Congo (RDC) a fazer face à epidemia de Ebola prevalecente na Província Oriental (nordeste), indicou segunda-feira o representante residente da primeira instituição, Leo Degal.

«As dificuldades encontradas no terreno exigem suficientes meios para erradicar esta epidemia nesta parte da RDC », sublinhou Degal, afirmando que, até a esta data, 30 casos foram registados dos quais 14 mortes.

Ele disse igualmente que o vírus detetado na RDC é diferente do que afetou o Uganda em julho último.

A RDC está afetada pelo vírus Bundibungyo (teoricamente menos virulento), enquanto, no Uganda, imperava o mesmo vírus mas de origem sudanesa.

O representante residente da OMS acaba de regressar de uma missão na Província Oriental em companhia de um governante congolês encarregue da Saúde e de representantes de Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A epidemia desta febre hemorrágica extremamente virulenta declarada a 17 de agosto último, está a propagar-se de Isiro, uma cidade de cerca de 200 mil habitantes, para as localidades vizinhas, na Província Oriental.

Uma soma de 150 mil dólares americanos foi desembolsada pelo Governo da RDC para o tratamento dos doentes, indica-se.

-0- PANA KON/AAS/SOC/FK/DD 04set2012