Agência Panafricana de Notícias

OMS e PAM unem esforços para erradicar Ébola na África Ocidental

Túnis, Tunísia (PANA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Alimentar Mundial (PAM) decidiram unir os seus esforços no quadro duma nova parceria nos países mais afetados pelo vírus do Ébola (Guiné Conakry, Libéria e Serra Leoa), anunciou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Esta parceria associa a potência logística do PAM à perícia da OMS em saúde pública para ajudar a erradicar totalmente a doença do vírus do Ébola na África Ocidental.

"Esta parceria reforça as capacidades das duas instituições com vista a ir para todas as pessoas afetadas pelo vírus do Ébola, acompanhá-las e responder às suas necessidades", disse Margaret Chan.

Por seu turno, o diretor executivo do PAM, Ertharin Cousin, afirmou que "durante os sete últimos meses as parcerias desempenharam um papel crucial para lutar contra esta doença devestadora"

"O PAM colaborou com os nossos parceiros para responder às necessidades mais fundamentais das comunidades, velando por que os géneros alimentícios sejam distribuídos em todas as partes onde o vírus afetou", afirmou o diretor executivo do PAM.

Graças à aplicação do modelo de operações conjuntas, a OMS e o PAM decidiram associar a sua perícia em 60 distritos prioritátios na Guiné Conakry, na Libéria e na Serra Leoa, os três países mais afetados pela doença do vírus do Ébola.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/TON 12março2015