Brazzaville, Congo (PANA) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) entregou, sexta-feira, ao Governo congolês, 85 máquinas de costura e acessórios para permitirem a mulheres das 12 regiões do país fazerem máscaras de proteção a fim de protegerem populações contra o coronavírus (covid-19).
Estes equipamentos foram entregues pelo representante da OMS no Congo, Alexis Lucien Manga, em Brazzaville, à ministra congolesa da Saúde, População e Integração das Mulheres no Desenvolvimento, Jacqueline Lydia Mikolo.
"Isto é, para nós, uma forma de revitalizar, capacitar as mulheres", regozijou-se a governante quando recebia estes bens.
Esta doação é composta por oito mil 500 metros de tecido de popelina, por 85 máquinas de costura, por 85 pares de tesouras, por 255 rolos de contra-fio, por 340 rolos de elástico e por 85 manuais para o fabrico de máscaras, de acordo com Mikolo.
Acrescentou que este material chega num momento oportuno.
A Casa das Mulheres não tinha meios financeiros suficientes para criar, juntamente com mulheres das regiões, unidades de máscaras, segundo um decreto lido pelo primeiro-ministro congolês, Clement Mouamba. Poderemos assim trabalhar com cooperativas de mulheres, grupos e associações", afirmou a governante.
Frisou que nesta doação colaborou também o sistema das Nações Unidas, representado na cerimónia de entrega pelo seu coordenador, Chris Mburu.
-0- PANA MB/BEH/DIM/DD 05junho2020