Agência Panafricana de Notícias

OMS doa kits de proteção pessoal contra febre de Ébola no Togo

Lomé, Togo (PANA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) ofereceu ao Togo 500 kits de materiais de proteção contra a febre de Ébola no quadro da prevenção contra este vírus prevalecente na África Ocidental, soube a PANA de fontes oficiais em Lomé.

Os kits entregues ao primeiro-ministro togolês, Kwesi Seleagodji Ahoomey-Zunu, para o Ministério da Saúde pela representante da OMS no Togo, Lucie Imboua, comporta, entre outros, bata, respirador e outros materiais de proteção.

Apesar de a febre de Ébola ainda não estar declarada no Togo, o Ministério da Saúde tomou, desde março último, disposições específicas para evitar a introdução desta doença no país.

Números de telefones de vários centros de saúde foram divulgados e as populações foram instadas a respeitar medidas de higiene como lavar regularmente as mãos com sabão ou cinzas e evitar a manipulação e/ou a utilização de animais vivos ou mortos tais como cutias, ratos, porco-espinhos, corças, macacos, lebres, morcegos, chimpanzés e gorilas.

Esta doação da OMS, sublinha o Ministério da Saúde, vai permitir ao Togo fazer face a qualquer eventualidade, particularmente o equipamento especial dos agentes de saúde e igualmente casos suspeitos.

A febre de Ébola prevalecente na Guiné Conacri, na Serra Leoa e na Libéria fez várias centenas de mortos. O Togo, igualmente país localizado na África Ocidental, toma precauções, já que o país está aberto à imigração de populações de diferentes países da sub-região que entram por vias aéreas e terrestres.

-0- PANA FAA/BEH/IBA/FK/TON 03julho2014