Tripoli, Líbia (PANA) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu a avaliação da lista de medicamentos anticancerígenos que planeia fornecer aos serviços de oncologia da Líbia nos Centros Hospitalares Universitários de Tripoli e Benghazi (leste), soube-s terça-feira de fonte oficial.
O trabalho decorreu num encontro que reuniu uma equipa liderada por Elizabeth Hoff, representante da OMS no serviço de oncologia pediátrico do hospital universitário de Tripoli, com a participação de Fathia al-Rayani, chefe de serviço, e Salem Zarrouk, especialista em oncologia.
Segundo uma nota da OMS, a reunião abordou os domínios prioritários para o reforço das capacidades do pessoal da saúde.
Em janeiro último, a OMS assinou um acordo de vários milhões de dólares americanos com a Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC) e os seus parceiros internacionais Eni, Repsol e Total para melhorar os serviços médicos para crianças com cancro.
A Organização Mundial de Saúde confirmou que o financiamento irá assegurar, durante 18 meses, cuidados especializados a 722 crianças registadas para tratamento contra o cancro nos principais hospitais pediátricos da capital líbia, Tripoli, e de Benghazi, segunda maior cidade do país situada na região leste.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/IZ 05abril2022