OMS avalia evolução de pandemia de coronavírus no mundo
Genebra, Suíça (PANA) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu-se quinta-feira, com seus peritos, no comité de emergência, para avaliar a evolução da pandemia da Covid-19 e baixar recomendações atualizadas, afirmou o diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Gebreyesus.
Numa conferência de imprensa virtual, quarta-feira última à noite, em Genebra (Suíça), Gebreyesus explicou que o Comité de Emergência se tinha reunido nos últimos três meses, desde que a pandemia da Covid-19 foi declarada uma emergência sanitária internacional.
"A OMS trabalhou, dia após dia, ao longo destes três meses, para dar alerta, apoiar os países e salvar vidas", afirmou.
De acordo com uma declaração das Nações Unidas, o Comité de Emergência é composto por 15 peritos internacionais, convocados ao abrigo do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que coordena a resposta aos eventos de saúde pública de interesse internacional.
A pandemia de Covid-19 teve origem em Wuhan, na China, e, na sua última reunião, registaram-se menos de 100 casos fora da China e nenhuma morte.
Atualmente, cerca de três milhões de casos foram e quase 205 mil óbitos foram assinalados em todo o mundo.
Tedros salientou que a OMS começou a agir a partir de 31 de dezembro de 2019, após ter recebido um relatório sobre "casos de pneumonia cuja causa era desconhecida", e, ao chegar a um consenso, o Comité de Emergência declarou finalmente que a situação era uma "emergência sanitária de preocupação internacional."
"Desde o início, a OMS agiu rápida e decisivamente para responder ao alerta mundial. Demos o alarme muito cedo e já o fizemos muitas vezes", disse o diretor-geral da OMS a jornalistas.
-0- PANA MA/NFB/DIM/DD 30abril2020