OMS apoia sistema laboratorial e vigilância contra covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde e a Organização Mundial da Saúde assinaram, quinta-feira, na Praia, um acordo de financiamento no valor de 92 milhões e 300 il escudos (839 mil euros) para melhorar o sistema laboratorial e vigilância no país, no âmbito da prevenção e combate à pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte oficial.
O documento foi rubricado pelo representante da OMS em Cabo Verde, Hernando Agudelo, e pelo ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário.
Na ocasião, o governante explicou que o apoio vai ajudar o país na prevenção, no reforço laboratorial, dos recursos humanos, da informação sanitária e no acompanhamento dos doentes em isolamento domiciliar.
“Nós queremos reforçar a parte do tratamento específico, sobretudo a nível dos cuidados intensivos”, disse Arlindo do Rosário.
Acrescentou que o Governo está a trabalhar para melhorar essa capacidade no Hospital Agostinho Neto, na capital cabo-verdiana, assim como já foi feito também nas ilhas turísticas do Sal e da Boa Vista, embora num nível diferente.
O governante avançou que com a OMS está previsto, dentro deste financiamento, o reforço de médicos em termos de intensivistas.
Arlindo do Rosário adiantou que, em complementaridade com o Hospital Agostinho Neto, vai ser adquirida uma ambulância que poderá também apoiar na deslocação dos doentes da hemodiálise que fazem tratamento no principal centro hospitalar do arquipélago.
No âmbito deste financiamento, vão ser adquiridos ainda equipamentos de proteção individual, como viseiras, óculos de proteção, botas, máscaras cirúrgicas e KN95, bem como concentradores de oxigénio destinados ao tratamento de pacientes com covid-19.
No ato de assinatura do acordo, o representante da OMS, Hernando Agudelo, assinalou que, perante a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus, a nível mundial, é necessário reforçar ainda mais as medidas de prevenção e de vigilância.
Adiantou que os recursos disponibilizados pela OMS vão permitir a Cabo Verde melhorar o sistema de vigilância dos casos suspeitos, dos contactos, bem como o seguimento domiciliar de casos da covid-19 e melhorar, ainda mais, o sistema laboratorial.
“Estes recursos humanos vão ajudar também a nível das delegacias de Saúde, que estão envolvidas neste processo e esperemos que o trabalho laboratorial seja ainda mais rápido”, apontou o responsável.
-0- PANA CS/IZ 30out2020