OMS anuncia aumento diário recorde de casos de covid-19 no Mundo
Genebra, Suíça (PANA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) registou um aumento recorde de casos de coronavírus em todo o Mundo pelo segundo dia consecutivo, com o total a subir em 259 mil 848, em 24 horas.
Os maiores aumentos foram registados sábado, nos Estados Unidos, no Brasil, na Índia e na África do Sul, segundo o relatório diário da agência de Saúde das Nações Unidas, acrescentando que o recorde anterior de novos casos foi de 237.743 sexta-feira.
O número de mortos subiu para 7.360, o maior aumento em um dia desde 10 de maio, enquanto o de mortes foi em média de 4.800 por dia em julho, uma pequena subida em relação à média de 4.600 por dia por dia em junho passado.
O número total de casos de coronavírus em todo o Mundo ultrapassou os 14 milhões sexta-feira, marcando uma nova etapa na propagação da doença, que matou mais de 600 mil pessoas em sete meses.
Este aumento significa um milhão de casos em menos de 100 horas.
A OMS registou 71.484 novos casos nos Estados Unidos, 45.403 no Brasil, 34.884 na Índia e 13.373 na África do Sul.
Na sexta-feira, a Índia se tornou no terceiro país do Mundo a registar mais de um milhão de casos deste novo coronavírus, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.
A Índia provavelmente ainda está a vários meses do seu pico, segundo epidemiologistas.
Os casos no Brasil ultrapassaram os dois milhões quinta-feira, duplicando em menos de um mês e aumentando quase 40 mil novos casos por dia.
"Uma panóplia de respostas dos Estados e das cidades mostrou-se ineficaz, no Brasil, na ausência de uma política coordenada do Governo federal", assinala a OMS.
Os Estados Unidos, que lideram o Mundo com mais de três milhões e 700 mil casos, tentaram também conter a epidemia a nível dos Estados e das cidades, com um sucesso mitigado, concluiu.
-0- PANA VAO/ASA/TBM/MAR/IZ 19Julho2020