Agência Panafricana de Notícias

OMS adverte da epidemia de cólera no Sudão do Sul

Kigali, Rwanda (PANA) – O Sudão do Sul está confrontado com o risco duma nova epidemia de cólera, na sequência da confirmação de quatro casos após testes efetuados pelo laboratório da Fundação Africana de Pesquisa em Medicina em Nairobi, no Quénia, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Num relatório divulgado sexta-feira, a OMS indica que, a 25 de maio de 2014, um total de 586 casos de cólera, dos quais 22 mortos, (13 em hospitais e nove em casa) foram registados.

Determinados a conter a ameaça, a OMS e os parceiros estão a apoiar o Ministério sul-sudanês da Saúde para coordenar as respostas contra a epidemia de cólera, proceder a avaliações rápidas, alertas e inquéritos epidemiológicos, instalar centros de tratamento da cólera e de prevenção da infeção e de luta, iniciar um controlo ativo e garantir um enterro correto aos mortos.

Atualmente, o grupo de trabalho coordena igualmente reuniões regulares e atividades de educação e sensibilização à saúde pública para todos os níveis e produz relatórios de etapa entre outros documentos relativos à epidemia.

-0- PANA TWA/VAO/ASA/TBM/SOC/FK/DD 31maio2014