OMS adverte contra desconfinamento apressado
Genebra, Suíça (PANA) - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus, advertiu contra o levantamento apressado das restrições impostas para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19), no Mundo.
Em declarações à imprensa, Gebreyesus afirmou que um levantamento demasiado rápido de tais restrições pode conduzir a um "ressurgimento mortal" da pandemia.
"A OMS quer ver as restrições levantadas como toda a gente", disse, alertando todavia que o refluxo do vírus "pode ser tão mortal como a sua propagação se não for devidamente gerido".
De acordo com Gebreyesus, a OMS está a trabalhar com vários países para uma flexibilização "gradual e cautelosa" das restrições de viagens.
Ele apontou seis condições que devem ser cumpridas antes de qualquer levantamento das restrições, incluindo o controlo da transmissão do vírus e a garantia da saúde pública e prestação de cuidados de saúde.
A minimização do risco em ambientes expostos (instalações de cuidados prolongados, medidas preventivas no trabalho, nas escolas e outros locais públicos), o controlo od risco de casos importados e a responsabilização das populações fazem igualmente parte das condições apontadas.
"Cada indivíduo tem um papel a desempenhar na luta contra a pandemia", concluiu Tedros.
-0- PANA MA/VAO/NFB/JSG/DIM/IZ 12abril2020