OIM deplora raide aéreo mortífero contra fábrica em Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) – A Organização Internacional para a Migração (OIM) deplora o ataque aéreo contra numa fábrica no subúrbio de Tripoli e que terá matado 18 pessoas.
Cinco trabalhadores migrantes figuram ente as vítimas deste raide aéreo de Wadi Rabii, segundo a Agência das Nações Unidas encarregue da Migração, que se baseou em informações fornecidas pelo ministério líbio da Saúde.
Trinta outros migrantes ficaram feridos durante este ataque aéreo, segundo o ministério líbio da Saúde.
"Este ataque vem lembrar-nos as condições hostis e os riscos que correm os migrantes e as comunidades locais de maneira diária”, declarou o chefe da missão da OIM na Líbia, Frederico Soda.
Soda acrescentou que os civis não devem ser atacados, e que a sua segurança deve ser garantida por todas as partes em conflito.
Desde a eclosão da última série de violências, em abril último na Líbia, centenas de pessoas morreram em confrontos armados.
Entre estas vítimas, figuram 53 migrantes que faleceram num ataque aéreo lançado contra o centro de detenção de Tajoura, em julho último.
Segundo a OIM, mais de 110 mil migrantes estão em Tripoli e nas regiões circundantes.
Dois mil outros migrantes expostos a graves riscos devido a confrontos foram igualmente assinalados em centros de detenção na Líbia.
No total, 128 mil civis foram deslocados devido a combates entre as partes em conflito.
-0- PANA DJ/VAO/BAI/TBM/MAR/DD 19nov2019.