Agência Panafricana de Notícias

OIM assiste 30.642 deslocados da província sudanesa de Abyei

Nairobi, Quénia (PANA) – A Organização Internacional das Migrações (OIM) propôs-se a assistir 30 mil 642 deslocados internos em Abyei, território disputado na fronteira norte-sul das duas Repúblicas sudanesas, na sequência dos últimos confrontos nesta localidade.

A agência da Organizaçãoo das Nações Unidas (ONU) anunciou terça-feira o prosseguimento da sua assistência de emergência a milhares de deslocados que fugiram das violências nesta província disputada pelo Norte e pelo Sul Sudão.

Pelo menos 30 mil 642 pessoas, essencialmente mulheres, crianças e pessoas idosas, foram registadas como deslocadas até 30 de maio.

As informações sobre 30 mil deslocados suplementares que precisam de ser registados estão a ser examinadas pela OMI através do desdobramento de equipas de inscrição móveis, segundo a agencia da ONU.

O pessoal da OIM no terreno indicou que os deslocados precisam com urgência de abrigos, de víveres e de infraestruturas sanitárias.

Um comboio de 13 camiões da OIM devia deixar Juba, a capital do Sul Sudão, esta terça-feira com bidões de gasolina para ajudar as organizações humanitárias afetadas pela penúria de combustíveis em Awil, Wau e Wunrok.

-0- PANA AO/SEG/FJG/TBM/FK/DD 31maio2011