Agência Panafricana de Notícias

OIM ajuda Etíopes na Somália a regressarem à pátria

Dar es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- A Organização Internacional para as Migrações (OIM) ajudou 490 migrantes etíopes bloqueados na Somália, essencialmente mulheres e crianças, a regressarem à sua pátria na primeira semana de Abril corrente, revelou quinta-feira fonte ligada a esta estrutura.
Segundo autoridades somalís, cerca de 11 mil Etíopes vivem na cidade portuária de Bosasso (norte), alguns dos quais estão lá desde há 15 anos, e mas a maioria pediu a ajuda da OIM para regressar ao seu país.
"Estes migrantes vivem em situações precárias com recursos limitados e a segurança em Bosasso não está óptima.
Então, tentamos facilitar o regresso daqueles que o pedirem", declarou o responsável das Operações e Programas da OIM, Ahmed Maher.
A operação de repatriamento voluntário, realizada de 31 de Março a 4 de Abril, foi financiada pela Conferência de Tóquio para o Desenvolvimento (TICAD).
Os repatriados foram submetidos a um exame médico e receberam bilhetes de transporte e um subsídio de reinserção em cooperação com a Representação da OIM em Addis Abeba, na Etiópia.
A OIM trabalhou igualmente com o Governo etíope para facilitar a disponibilização de documentos de viagem para os repatriados, de acordo com as mesmas fontes.
No quadro desta operação, os repatriados beneficiaram duma assistência no acolhimento, dum alojamento temporário e duma correspondência até às suas zonas de origem, principalmente nas aldeias rurais das províncias de Somali, Oromia e Amhara, na Etiópia.
A OIM fornece igualmente um subsídio de reintegração aos adultos e uma assistência suplementares aos que têm crianças menores de 18 anos de idade.
Segundo a OIM, anualmente, milhares de migrantes empreendem viagens perigosas pelo Golfo de Aden, a partir de Bossasso rumo às costas do sul do Iémen.
A maioria destes migrantes são Etíopes, mas muitos Somalís, que fugiram das províncias agitadas do centro e sul da Somália, arriscam, da mesma maneira, as suas vidas em busca de melhores condições de existência.