OIF saúda diálogo nacional nos Camarões
Paris, França (PANA) – A secretária-geral da Francofonia, Louise Mushikiwabo, saudou o anúncio, pelo Presidente camaronês, Paul Biya, da sua decisão de convocar um grande diálogo nacional, nomeadamente sobre a situação nas regiões do noroeste e do sudeste do país, em finais de setembro corrente.
"Saudo este importante anúncio do Presidente Paul Biya que abre a via a uma resolução consensual e pacífica da crise em curso nestas duas regiões dos Camarões. Desejo que este diálogo seja um momento de consolidação da coesão nacional e da convivência neste importante Estado membro da Francofonia”, declarou a SG da Francofonia.
Mushikiwabo encorajou todas as partes camaronesas, incluindo a diáspora, a envolverem-se de maneira construtiva em todas as étapas deste diálogo, reiterando a disponibilidade da Francofonia para dar o seu apoio à preparação e ao desenrolamento deste diálogo.
O Presidente Biya anunciou terça-feira última, durante um discurso à nação, a organização dum grande diálogo nacional que deve ser convocado antes de finais de setembro, e que, a seu ver, permitirá “examinar as vias e meios de responder às aspirações profundas das populações do noroeste e do sudoeste”.
O diálogo deve reunir, acrescentou o Presidente Biya, todas as componentes da sociedade, incluindo representantes das forças de defesa e de segurança, bem como de grupos armados e vítimas, sob a égide do primeiro-ministro camaronês, Joseph Dion Nguté.
Os Camarões estão abalados, há perto de dois anos, por um violento conflito nas zonas anglófonas do noroeste e sudoeste, entre as Forças Armadas Camaronesas e separatistas anglófonos que reclamam pela criação dum Estado independente.
Estima-se em perto de dois mil mortos o balanço destas hostitilidades.
-0- PANA BM/BEH/SOC/MAR/DD 13set2019