Agência Panafricana de Notícias

OIAC autoriza companhias aéreas mauritanas a sobrevoar espaço europeu

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Os aparelhos das companhias aéreas certificadas na Mauritânia estão novamente autorizados a sobrevoar os céus da Europa, depois de perto de dois anos de interdição por "graves irregularidades em matéria de segurança".

As companhias mauritanas deixam assim a lista negra da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) que "saúda os esforços da Mauritânia no domínio da segurança e aérea", segundo uma correspondência endereçada ao diretor-geral da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Após a última atualização da segurança aérea nacional a 4 de dezembro último, estas companhias deverão retomar os seus voos em direção da Europa a partir de fevereiro de 2013 pela rota de Las-Palmas, no arquipélago espanhol das Canárias.

A correspondência da OIAC felicita-se pelo engajamento firme da Mauritânia, que se traduziu pelas "ações eficazes empreendidas que desembocaram na eliminação das lacunas no sistema de supervisão da segurança da aviação civil e no reforço desta a nível mundial".

Ela saúda os esforços realizados que "constituem um exemplo para os Estados, que têm lacunas em matérias de segurança", e entre os quais figuravam, na época, cerca de 10 países africanos.

-0- PANA SAS/SSB/MAR/TON 23dez2012