Agência Panafricana de Notícias

OCI pede ajuda de emergência para Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Organização da Cooperação Islâmica (OCI) lançou um apelo aos seus Estados-membros, aos países amigos, às organizações internacionais e às organizações humanitárias não governamentais para fornecer uma ajuda de emergência à Somália e prevenir uma crise alimentar catastrófica.

Num comunicado transmitido sábado à PANA em Nova Iorque, a OCI declara que a situação humanitária difícil que o país atravessa pressagia o risco duma segunda onda de fome que pode afetar centenas de milhares de vítimas.

Ele notou que, segundo as estimativas do Gabinete de Coordenação Humanitária da OCI em Mogadíscio, cerca de um milhão de pessoas, incluindo mais de 75 mil crianças, sofrem de desnutrição grave, enquanto o esgotamento das fontes de água conduziu a uma situação crítica no país, com efeitos catastróficos na produção agrícola e pecuária.

Além disso, a situação conduziu à subida dos preços dos géneros alimentícios a níveis sem precedente, e o Governo somalí declarou o estado de emergência para fazer face a esta crise económica e humanitária.

Em 2011, este país do Corno de África foi abalado por uma crise alimentar que custou a vida a centenas de milhares de Somalís.

-0- PANA AA/AR/AKA/IS/MAR/IZ 31ago2014