OCI defende cessação de intervenções estrangeiras na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – A XIV cimeira da Organização da Cooperação Islâmica (OCI) advoga a cessação de todas as formas de ingerência estrangeira nos assuntos líbios, porque, frisou, isso só agrava a situação no país, confrontado, desde 4 de abril último, a uma escalada militar perto de Tripoli.
Confrontos armados entre as forças do autoproclamado Exército Nacional líbio, dirigido pelo marechal Khalifa Haftar, que lançou a 4 de abril último uma ofensiva militar para tomar o controlo de Tripoli, e as do Exército leal ao Governo de União Nacional, liderado por Fayez al-Sarraj, fizeram 562 mortos, dois quais 40 civis, e dois mil 855 feridos, incluindo 106 civis e 82 mil deslocados.
No termo dos seus trabalhos, de 31 de maio a 1 de junho corrente, em Djeddah, na Arábia Saudita, a OCI recomendou numa declaração final o reforço dos esforços de luta contra o terrorismo sob todas as suas formas e manifestações na Líbia.
Os combates nos arredores de Tripoli deram a oportunidade a grupos terroristas para retomarem as suas atividades bélicas, lançando ataques na província do sul do país, o último dos quais foi uma ofensiva contra um posto de segurança da empresa petrolífera Zueitina em Zella, no sudeste do país, fazendo vários mortos, lê-se na declaração final.
Sublinhou a sua dedicação à unificação de todas as instituições líbias a fim de preservar as potencialidades do povo líbio.
Líderes dos países islâmicos participantes na conferência saudaram, no mesmo documento, o papel desempenhado pelos países vizinhos no apoio ao povo líbio a fim de realizar suas aspirações no contexto da segurança, paz e estabilidade.
A OCI sublinhou a necessidade, para todas as partes líbias, de respeitarem os interesses do povo e evitarem ao seu povo mais sofrimentos e danos da guerra.
Também sublinharam a necessidade para as partes líbias de voltarem ao processo político no quadro do Acordo Político assinado no Reino de Marrocos sob os auspícios das Nações Unidas a fim de chegarem a uma resolução global através da reconciliação nacional.
A XIV conferência da OCI reafirmou finalmente o seu compromisso a favor dos objetivos e princípios da Carta da organização.
-0- PANA BY/TBM/FK/DD 3junho2019