Agência Panafricana de Notícias

OCI condena golpe de estado no Mali

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O secretário-geral da Organização da Cooperação Islâmica (OCI), Ekmeleddin Ihsanoglu, condenou quarta-feira o golpe de estado militar no Mali que derrubou, na semana passada, o governo do Presidente Amadou Toumani Touré, segundo um comunicado enviado à PANA em Nova Iorque.

No comunicado, Ihsanoglu sublinhou que a posição de princípio da OCI em tais casos « é lembrar a importância de preservar a legitimidade decorrente das eleições nos seus Estados- membros e resolver os problemas através do diálogo».

Ele exortou os autores do golpe de estado a « respeitar a democracia e a permitir ao povo maliano, o mais cedo possível, manifestaram o seu desejo livre sobre esta situação, resolver os problemas pendentes pelo diálogo e respeitar totalmente os direitos humanos».

O secretário-geral da OCI recomendou aos Malianos para evitar o recurso à violência para denunciar o golpe de estado perpetrado por um grupo de oficiais sub-alternos para protestar alegadamente contra a incompetência do governo do Presidente Amadou Toumani Touré em combater os rebeldes tuaregues no norte do país.

-0- PANA AA/SEG/NFB/TBM/DIM/TON 28março2012