Agência Panafricana de Notícias

OCI condena ataque de Boko Haram contra base militar no Níger

Djedda, Arábia Saudita (PANA) – A Organização da Cooperação Islâmica (OCI) condenou vigorosamente um "ataque cobarde" perpetrado sexta-feira última pela seita islamita e terrorista nigeriana Boko Haram contra uma base militar em Bosso, no sudeste do Níger, matando 30 soldados nigerinos e dois Nigerianos e causando 67 feridos.

O secretário-geral da Organização, Iyad Amin Madani, exprimiu, num comunicado divulgado pela OCI domingo, a sua profunda indignação em relação à violência exercida por grupos rebeldes na bacia do Lago Tchad e apresentou as suas condolências aos Governos nigerino e nigeriano bem como às famílias das vítimas.

Aproveitou a ocasião para reafirmar a posição de príncipio da OCI oposta ao terrorismo, «o inimigo da humanidade », reafirmando assim o seu apoio aos dois países na luta contra o terrorismo.

Madani apelou aos países da Bacia do Lago Tchad, entre os mais importantes da OCI, para redinamizarem a importante força multinacional comum saída duma iniciativa regional para apressar a derrota de Boko Haram, uma verdadeira ameaça na região.

-0- PANA AD/IN/TBM/MAR/DD 06junho2016