OCHA adverte Madagáscar de riscos de tempestades tropicais
Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - Um sistema depressionário está a formar-se sobre o Oceano Índico, perto das ilhas Seicheles e a norte de Madagáscar, e pode afetar vários países da região, incluindo as ilhas Comores, Madagáscar, ilhas Maurícias, Moçambique e as ilhas Seicheles, alertou nesta quinta-feira o Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).
Num comunicado, o OCHA indica que este sistema de baixa pressão, chamado temporariamente de 91 S, é suscetível de se intensificar nos próximos dias, podendo entrar no Canal de Moçambique, no final desta semana, e ser chamado "Ambali" se atingir o estatuto de tempestade tropical.
Embora a trajetória deste fenómeno climático permaneça imprevisível, o OCHA alerta que ele pode atingir distritos do norte de Madagáscar.
"Governos e parceiros humanitários estão a preparar-se para esta emergência, acompanhando de perto a evolução da mesma", garantiu o OCHA, destacando que os serviços climáticos globais têm previsões diferentes quanto à sua trajetória e intensidade.
Algumas fontes prevêem que o sistema pode evoluir para um ciclone tropical.
Três distritos de Madagáscar, designadamente Diana, Sava e Sofia, foram colocados em alerta verde pelos Serviços Meteorológicos do país.
Segundo a Meteo França, alto é o risco de a massa de nuvens se transformar numa tempestade tropical e atingir a região nordeste de Madagáscar, entre as cidades de Diego e Manjunga, a 8 de dezembro corrente.
O Centro de ciclones da Reunião salientou igualmente o risco de ciclogénese e solicitou aos habitantes das regiões setentrionais de Madagáscar, das Comores e de Mayotte que acompanhem a evolução da situação nos próximos dias.
O Departamento de Meteorologia de Moçambique emitiu um alerta para chuvas fortes e ventos fortes nas regiões do norte e centro do país, nos próximos dias.
Já foram relatadas tempestades graves desde 24 de novembro último nas províncias do Niassa e Nampula.
Em Madagáscar, chuvas fortes, acompanhadas por ventos moderados (25 a 35 quilómetros por hora) são registadas, desde 1 de dezembro corrente.
-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/SOC/CJB/DD 05dez2019