Números da covid-19 voltam a aumentar na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – Dezassete novos casos de contaminação pelo novo coronavírus foram registados num único dia, na Tunísia, elevando para 1.068, o número total dos casos registados desde o início da pandemia.
Segundo um comunicado do Ministério tunisino da Saúde, os novos casos foram testados em Tunisinos repatriados da Arábia Saudita depois de 838 análises laboratoriais efetuados quarta-feira.
As curas subiram, por sua vez, para 938, enquanto o número de óbitos se mantém em 48.
É a primeira vez em várias semanas que a Tunísia regista uma tal subida da curva das contaminações que antes variava entre zero e dois casos diariamente.
Durante uma conferência de imprensa quinta-feira, o ministro da Saúde, Abdellatif Mekki, concluiu que a Tunísia ainda não ultrapassou a crise do coronavírus e que o perigo da covid-19 persiste nao país tal como no Mundo em geral.
Apelou, por isso, aos cidadãos para respeitar as regras sanitárias decididas pelo seu departamento.
Deplorando a não observância destas regras por uma parte da população, nomeadamente o uso das máscaras de proteção, a diretora-geral do Observatório das Doenças Emergentes, Nissaf Ben Alaya, advertiu do regresso ao ponto de partida que fará perder à Tunísia as conquistas realizados até agora na luta contra o novo vírus.
Por seu turno, o presidente da comissão do confinamento sanitário, Mohamed Rebhi, não afastou a eventualidade da testagem de outros casos positivos, tanto mais que não se dispunha ainda do resto dos resultados das análises.
Indicou que três mil pessoas estão em confinamento sanitário obrigatório das quais 86 por cento são repatriados instalados em hotéis.
-0- PANA BB/IS/SOC/MAR/IZ 29maio2020