Trípoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês) registou pelo menos 358 vítimas civis, das quais 106 mortes e 252 feridos, ou seja, um aumento geral de vítimas civis de 173 por cento em relação ao período precedente do primeiro trimestre de 2020.
No seu relatório sobre as vítimas civis do segundo trimestre de 2020, divulgado quarta-feira, a UNSMIL precisou que o aumento do número de mortes é de 65 por cento, e que o dos feridos é de 276 por cento.
As vítimas são 261 homens, mortos ou feridos, 45 mulheres, mortas ou feridas, 44 meninos mortos e feridos e oito meninas, mortas ou feridas, disse o documento.
Acrescentou que os combates no local são a principal causa de perdas civis, além de engenhos explosivos pós-guerra e de ataques aéreos.
À luz destes dados, que mostram um aumento das vítimas civis do conflito armado na Líbia, a UNSMIL renova o seu apelo a todas as partes no conflito para que deixem imediatamente todas as operações militares e respeitem o direito internacional dos direitos humanos e o direito internacional humanitário, para protegerem civis e permitirem às autoridades enfrentarem a ameaça da covid-19 (coronavírus).
-0- PANA BY/TBM/MAR/DD 29julho2020