Número de migrantes ilegais tunisinos na Europa baixa em 2019, segundo dados
Túnis, Tunísia (PANA) - Três mil 613 emigrantes ilegais tunisinos chegaram à Europa em 2019 contra cinco mil 744 notados em 2018, de acordo com estatísticas do Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais.
Os imigrantes ilegais tunisinos que chegam à Itália em 2019 estão divididos entre mil 953 homens, 72 mulheres e 629 menores, disse o Fórum no relatório sobre migração irregular apresentado quinta-feira última à imprensa, numa conferência de imprensa em Túnis.
A diminuição do número de migrantes ilegais tunisinos em 2019 deve-se à política migratória europeia, particularmente a adotada pela Itália, que consiste na deportação forçada, na disponibilização de meios logísticos para a Guarda da Marinha Tunisina, disse o membro do Fórum encarregado da informação, Ramadan Ben Omar.
O número de Tunisinos e de estrangeiros cujas tentativas de migração ilegal foram frustradas na Tunísia estima-se em quatro mil 177 em 2017, contra sete mil 146 assinalados em 2018.
Em relação aos Tunisinos repatriados da Itália, as autoridades tunisinas recusam-se a fornecer ao Fórum o seu número oficial, lamentou Ben Omar.
Acrescentou que "é por isso que o Fórum apelou a organizações europeias especializadas na matéria, que estimam o número de Tunisinos repatriados em dois mil 300, em 2018, contra dois mil 100, referenciados num ano antes.
Indicou, a este respeito, que autoridades italianas têm programado dois voos semanais, todas as segundas e quintas-feiras de cada semana, para realizarem repatriamentos.
A mesma fonte declarou que os dados da sua instituição foram extraídos de dados da imprensa, de comunicados de imprensa dos ministérios do Interior e da Defesa tunisinos, bem como de estatísticas fornecidas por organizações europeias e pela Agência Europeia de Vigilância das Fronteiras Externas (Frontex).
-0- PANA YY/IN/JSG/CJB/DD 24jan2020