Agência Panafricana de Notícias

Número de migrantes baixa 90 porcento no Níger

Niamey, Níger (PANA) - O número de migrantes potenciais que entram por Agadez (norte), principal porta de entrada e de saída destes no Níger diminuiu 90 porcento entre outubro de 2016 e janeiro de 2018, anunciou a Agência Nigerina de Notícias (ANP).

Segundo a ANP, citando fontes governamentais, em 2016, 330 mil pessoas atravessaram o Níger rumo à Europa mas este número caiu para 18 mil em 2017 e menos de 10 mil em 2018.

Em 2017, 268 traficantes foram levados diante de tribunais e 140 veículos foram imobilizados no quadro da implementação da lei anti-migratória, de acordo com a mesma fonte.

No mesmo contexto, o relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e Refugiados, Filepe Gonzales Morales, encontra-se no Níger desde segunda-feira no âmbito de uma visita de sete dias.

Visitou no mesmo dia a região de Agadez, principal porta de entrada e saída de migrantes, a fim de avaliar leis, práticas e acordos migratórias atuais e o seu impacto sobre mulheres e crianças migrantes.

Além de visitas e de encontros de campo, Morales avistar-se-á com autoridades governamentais, instituições públicas e parceiros ao desenvolvimento.

O perito apresentará um relatório detalhado sobre a sua missão em junho de 2019 ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

-0- PANA SA/DIM/DD 02out2018