Agência Panafricana de Notícias

Nuhu Ribadu designado candidato do principal partido de oposição na Nigéria ao escrutínio presidencial

Lagos, Nigéria (PANA) – O ex-patrão da luta contra a corrupção na Nigéria, Nuhu Ribadu, foi designado como candidato do principal partido de oposição, o Congresso para a Ação (ACN), às presidenciais previstas para abril próximo ao mesmo tempo que as eleições legislativas e locais.

Ribadu foi designado por aclamação depois de dois outros candidatos potenciais, um ex-governador do Estado de Sokoto (Norte) Attahiru Bafawara e o um empresário, Malam Saad Malami, se terem retirado, no último minuto, da corrida presidencial.

O comité de exame das candidaturas do partido aconselhou estes dois candidatos a retirarem-se após terem obtido um resultado inferior a 50 porcento na semana passada no quadro duma avaliação relativa a alguns critérios, como o nível de estudos, a visão, a integridade com base em experiências precedentes, a experiência em matéria de liderança, a coerência política, a reputação e a estatura internacional.

Só Ribadu, um ex-polícia, realizou um resultado de mais de 50 porcento no termo desta avaliação.

Apesar dos seus maus resultados, os dois outros candidatos insistiram em concorrer às primárias de sexta-feira na cidade de Lagos, antes de renunciar no último minuto.

"Aceito humildemente enfrentar o desafio com um maior sentido da responsabilidade, sabendo bem que as próximas eleições do mês de abril são provavelmente as mais importantes do cinquentenário da nossa nação", declarou Ribadu no seu discurso de agradecimentos.

"Estas eleições vão determinar se a Nigéria está pronta para seguir a via ilustre do progresso ou se dirigir para um declínio económico e o fiasco. O Partido Democrático dos Povos (PDP) está no poder há um pouco mais duma década, mas o nosso povo nada tirou proveito disto. Naturalmente, os Nigerianos estão irritados e sentem-se confusos. Eles estão justamente dececionados, em particular, quando se apercebe que a administração do PDP angariou mais dinheiro que nenhuma outra administração na história do nosso país", sublinhou.

Ele preconizou uma alternância geracional "que represente verdadeiramente a nossa posição na cena mundial e a maneira como perspetivamos o futuro diante de nós".

Ribadu acrescentou que "para que uma mudança seja significativa, é presico que seja total e abranja todos os níveis da governação".

O candidato do ACN vai disputar a Presidência com Goodluck Jonathan, que venceu as primárias do PDP em Abuja, capital federal, sexta-feira última, bem como com um ex-chefe de Estado militar nigeriano, Muhammadu Buhari, candidato do CPC (Congresso para a Mudança Progressiva), entre outros.

Negociações estão curso entre alguns partidos de oposição para formar uma frente comum contra o PDP, que controla 27 dos 36 Estados do país.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/IBA/MAR/DD 16Jan2011