Lomé, Togo (PANA) - Quinhentos novos voluntários nacionais togoleses acabam de se comprometer a reforçar a resiliência das comunidades, soube a PANA de fontes oficiais em Lomé.
Coordenados pela Agência Nacional do Voluntariado (ANVT), sob a tutela do Ministério do Desenvolvimento Básico, Artesanato e Juventude, estes voluntários operam em quatro programas, designadamente o Voluntariado Nacional de Competências (VNC), o Voluntariado de Envolvimento Cívico (VEC), o Voluntariado Sénior (VS) e o Voluntariado Internacional de Reciprocidade (VIR).
Nas aldeias e campanhas, onde operam em colaboração com estruturas de organizações da sociedade civil e das coletividades locais, eles dão a sua perícia em domínios como a saúde, o desenvolvimento comunitário, a justiça, a proteção da infância e a educação, de acordo com a fonte.
Para a nova promoção, composta por 500 voluntários e que já prestaram juramento na semana passada, foram registados 300 voluntários desdobrados no setor da educação onde se faz mais sentir, precisamente no seio das comunidades nos campos e nas aldeias do país.
Criada em julho de 2014 por decreto presidencial, a fim de substituir o Programa Nacional de Voluntariado (Provonat), instalado desde 2011, a Agência Nacional do Voluntariado no Togo mobilizou, no total, mais de 27 mil voluntários em todo o território nacional, refere-se.
-0-PANA FAA/BEH/FK/DD 25set2019