Novos tiros ouvidos perto da Presidência do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Novos tiros de arma pesada foram ouvidos sexta-feira às 13h00 na capital do Burkina Faso, Ouagadougou, enquanto a Presidência anunciava conversações com os militares que estavam de mau humor desde a manhã de sexta-feira.
Os tiroteios foram realizados por militares no distrito Ouaga2000, que também abriga a Presidência, segundo os moradores.
Espesso fumo emerge por cima do bairro, de acordo com o relatório feito pela PANA.
Num comunicado de imprensa, a Presidência burquinabe anunciou que o Governo iniciou conversações com soldados que entraram na noite de quinta para sexta-feira em estado de espírito, disparando tiros e bloqueando determinados pontos da cidade.
"As discussões estão em curso para restaurar a calma e a serenidade. O inimigo que ataca o nosso país só quer a divisão entre Burkinabes para realizar a sua ação desestabilizadora", escreveu a Presidência burkinabe.
"Continuemos unidos pelo triunfo da paz e da segurança", acrescentou a mesma fonte.
Os soldados burkinabes dispararam durante a noite de quinta para sexta-feira para o ar antes de bloquear o acesso à Presidência, ao Primature e à televisão estatal, notou a PANA no local em Ouagadougou.
O Exército ainda não comunicou os motivos desta mudança de humor, deixando uma situação confusa atormentada por especulações.
O trânsito é tímido na capital burkinabe, embora várias lojas e serviços tenham sido abertos.
Centenas de manifestantes reuniram-se no centro da cidade para apoiar os soldados em movimento de ânimo. Na multidão, alguns pediram o rompimento das relações com França em favor da Rússia.
Essa mudança de humor ocorre alguns dias após uma emboscada contra um comboio humanitário.
-0- PANA TNDD/IS/MAR 30setembro2022