Novos testes anulam casos positivos de covid-19 em São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - São Tomé e Príncipe ficou sem nenhum caso positivo de covid-19, depois da desconfirmação dos quatro casos anteriormente anunciados e cujos resultados deram negativo em novos testes de verificação.
Segundo fonte oficial, das 80 amostras de casos suspeitos enviadas para contra-análise num laboratório da Guiné Equatorial, 79 deram negativo, incluindo as relativas às quatro pessoas inicialmente dadas como positivas à covid-19.
Trata-se de amostras relativas aos passageiros vindos do estrangeiro que se encontram em quarentena, na capital do arquipélago, São Tomé, incluindo os quatro casos anteriormente anunciadas como positivos e agora negativos.
De acordo com a mesma fonte, resta apenas a contra-análise de uma amostra que aguarda exames mais apurados, "por se tratar de um indivíduo que sofre de asma há muito anos".
Não obstante este novo cenário, o ministro da Saúde, Edgar Neves, encorajou os profissionais da saúde redobrar de esforços "para rastrear o maior número de pessoas possíveis”.
Do grupo de análises enviadas à Guiné Equatorial, constam os quatro primeiros casos positivos da doença diagnosticados, no Gabão, num laboratório de France Ville, e sob a orientação Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ministro da Saúde explicou o seu Governo ordenou o fim da quarentena para os quatro indivíduos em causa, após a segunda ronda de testes a que foram submetidos.
O anúncio da existência de quatro casos positivos da covid-19 gerou desconfianças e descriminações, em São Tomé e Príncipe, arquipélago lusófono de 200 mil habitantes.
Gaudêncio Costa, diretor da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aeroportuária foi alvo de um ataque viral nas redes sociais, sendo apontado como um dos pacientes com diagnóstico positivo.
Temendo pela sua integridade física, ele desmentiu expressamente tais rumores e esclareceu a imprensa que não era portador da doença e que nunca foi rastreado.
Gaudêncio Costa é membro do partido no poder, o MLSTP-PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, Partido Social Democrata).
O protocolo de segurança sanitária nacional face ao surto da pandemia que se alastra pelo Mundo inteiro obriga o Governo a ordenar uma contra-análise a todas as amostras testadas.
Assim, os resultados desta contra-análise efetuada na Guiné Equatorial volta a colocar São Tomé e Príncipe na lista dos países sem casos positivos da pandemia desde que foi declarada pela OMS.
Sem nenhum caso positivo da doença, São Tomé e Príncipe passou a ter testes e reagentes que lhe permitem realizar internamente análises da infeção do novo coronavírus.
O equipamento médico e hospitalar para o efeito foi parcialmente adquirido pelo Governo e a outra parte resultou da solidariedade da cooperação internacional e dos parceiros de cooperação bilateral e multilateral.
-0- PANA RMG/IZ 19abril2020