Agência Panafricana de Notícias

Novos militares burundeses rumam para Somália em missão de manutenção da paz

Bujumbura, Burundi (PANA) – Um sexto batalhão de militares burundeses poderá seguir próximamente para a Somália a fim de reforçar a Missão da União Àfricana (UA) de Manutenção da Paz do Corno de África, soube-se de fonte oficial em Bujumbura.

Segundo o chefe do Estado-Maior General da Força de Defesa Nacional e dos Antigos Combatentes, o general-maior Godefroid Niyombare, certificados de fim de formação às operações de manutenção da paz foram atribuídos, nesta sexta-feira, a cerca de 850 militares burundeses chamados a rumar nos próximos dias ao palco das operações no território somalí.

O major-general Nyombare anunciou formações similares nos próximos três anos.

O Burundi e o Uganda são, por enquanato, os únicos países africanos que mantêm contingentes militares na Somália desde 2007.

Os dois países registraram sucessos militares indiscutíveis nestes últimos tempos depois de terem conseguido afastar de Mogadiscio, a capital da Somália, grande parte de insurreitos islamitas opostos ao poder central e a qualquer presença militar estrangeira no país.

Estes desempenhos foram obtidos mediante muitos sacrifícios humanos por parte dos militares burundeses e ugandeses que apoiam o Governo legítimo da Somália face à insurreição armada que dilacera este país do Corno de África há mais de duas decadas.

-0- PANA FB/TBM/DIM/ DD 02setembro2011