Kigali, Rwanda (PANA) – Augustin Iyamuremye, homem político de longa data, foi eleito, quinta-feira à tarde, presidente da Câmara Alta do Parlamento para um mandato de cinco anos.
O Senado rwandês é composto por 26 membros dos quais 12 que representam as quatro províncias do país e a cidade de Kigali e escolhidos pelos colégios eleitorais e oito senadores nomeados pelo Presidente da República.
O Fórum Consultivo das Organizações Políticas designou quatro senadores, um que representa as universidades públicas e os estabelecimentos de ensino superior, enquanto um outro é escolhido entre as universidades privadas e os estabelecimentos de ensino superior.
Dos 12 senadores eleitos representando as quatro províncias do país e a cidade de Kigali, um é o edil da cidade de Kigali, dois senadores vêm da província do norte e o resto das três províncias elegem cada uma três senadores.
O Senado que foi investido está mandatado para votar um número limitado de leis, nomeadamente as relativas à revisão ou à emenda da Constituição.
-0- PANA TWA/VAO/AKA/IS/MAR/IZ 18out2019