Agência Panafricana de Notícias

Novos membros da Comissão de Direitos Humanos no Burundi prometem imparcialidade e independência

Bujumbura, Burundi (PANA) – Os membros da nova Comissão Nacional Independente dos Direitos Humanos(CNIDH) no Burundi juraram, terça-feira, cumprir com o seu mandato «com toda independência e imparcialidade» e dar prova de «dedicação total à proteção e promoção dos direitos humanos».

Eles prestaram este juramento no Palácio dos Congressos de Kigobe, sede central do Parlamento burundês perante o chefe de Etado, Pierre Nkurunziza .

Pegando numa mão a bandeira nacional e noutra a da Unidade Nacional, eles juraram, um a um, não se deixarem guiar por interesses partidários» e «consagrarem-se inteiramente à proteção e á promoção dos direitos humanos no estrito respeito pela Constitução da Répública do Burundi, pela Carta da Unidade Nacional e por outras leis em vígor».

O estabelecimento da Comissão Nacional Independente dos Direitos Humanos no Burundi foi saudado pelas Nações Unidas e, mais recentemente ainda, pelo vice-primeiro-ministro e ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Steven Vanackere, quando passou por Bujumbura.

A Comissão constitui uma primeira instituição do género no Burundi de que a opinião nacional espera muito depois de ter saído de mais de uma década de guerra civil que prejudicou gravemente o direito à vida.

-0- PANA FB/TBM/DIM/DD 07junho/2011