Agadez, Níger (PANA) - Um destacamento militar liderado na zona de Dirkou, no nordeste do Níger, repeliu segunda-feira o ataque de um grupo armado não identificado, no Ténéré nigerino, perto da Árvore de Ténéré, a cerca de 300 quilómetros a leste de Agadez, noticiou a Agência Nigerina de Notícias Imprensa (ANP).
Citando as autoridades regionais em Agadez, a ANP indica que nenhum balanço oficial foi divulgado, mas algumas fontes de segurança falam em vítimas do lado do Exército governamental, incluindo pelo menos uma morte.
Há alguns meses, um confronto similar na mesma área resultou na morte de alguns soldados nigerinos.
O modo operatório sugere que a ação seria trabalho de grupos experientes, segundo as mesmas fontes, lembrando que a Zona de Ténéré é fronteiriça com o Tchad, que está a braços com uma rebelião na sua parte norte, e a Líbia, palco de violência desde 2011 e vítima dessa insegurança e de várias formas de tráfico de drogas e de pessoas.
Este ataque ocorre após a recente realização, em Dirkou, de um Fórum Transfronteirço de Paz e Segurança (Níger, Tchad e Líbia) e a cerimónia de desarmamento de uma fação do Movimento pela Justiça e Reabilitação do Níger (MJRN) que reclama pertence à rebelião Toubou.
-0- PANA SA/IS/DIM/IZ 20fev2019