Novos casos de covid-19 triplicam-se em Cabo Verde, alerta Governo
Praia, Cabo Verde (PANA) - O número de casos novos de covid-19 (coronavírus) em Cabo Verde praticamente triplicou-se e a taxa de positividade aumentou de seis para 10 por cento, apurou a PANA de fonte segura.
Numa conferência de imprensa, segunda-feira última, sobre o balanço da evolução da pandemia no arquipélago nas ultimas duas semanas, o diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, revelou que, nos últimos 14 dias, foram analisadas 10 mil 497 amostras, numa média de 749 por dia.
Acrescentou que foram encontrados mil 56 casos novos, numa média de 75 por dia, e uma taxa de positividade de 10 por cento.
Nos 14 dias anteriores, o respeonsável revelou que foram analisadas cinco mil 607 amostras, numa média de 400 por dia, e que foram detetados 331 casos novos, em média de 24 por dia, e uma taxa de positividade de seis por cento.
No mesmo período, prosseguiu, a taxa de incidência acumulada no país situou-se em 190 casos por 100 mil habitantes, enquanto, nos 14 dias anteriores, foi de 59 por 100 mil habitantes.
Além disso, o país já contabilizou sete mortos em janeiro corrente, ou seja, os mesmos que em todo o mês de dezembro último, segundo a mesma fonte.
"Os dados que nós temos nos últimos dias mostram-nos claramente que, se não houver um cumprimento rigoroso das medidas de prevenção, nós não conseguiremos ter um controlo que nós todos desejamos. Nós já estávamos num bom caminho", apelou Jorge Barreto.
Cabo Verde ultrapassou, segunda-feira última, os 13 mil casos positivos acumulados de covid-19, depois de registar mais 53 casos novos deste vírus, chamado igualmente SARS-CoV-2, referiu.
O numero de óbitos atingiu os 120, com a morte de mais um doente na ilha de São Vicente, que tem sido nas ultimas semanas o principal foco da pandemia no país, concluiu.
-0- PANA CS/DD 19jan2021