Novo selecionador de futebol da Guiné-Conakry define prioridades
Conakry, Guiné (PANA) - O novo selecionador nacional de futebol da Guiné-Conakry, Kaba Diawara, prometeu trabalhar para qualificar a equipa para a próxima edição do Campeonato de África das Nações de (CAN) de futebol, agendado para 2023, na Côte d’Ivoire.
Numa entrevista concedida na terça-feira a uma estação de rádio local, o técnico disse que a equipa iniciará as eliminatórias com grande determinação e ambição contra os seus adversários.
Diawara, que substitui o técnico francês Didier Six, foi nomeado na semana passada para dois anos após um concurso organizado pelo Comité de Normalização (CONOR), que substitui provisoriamente a Federação de Futebol.
"Desde o último CAN, jogado nos Camarões, começamos a rejuvenescer a equipa e, em março passado, novos jogadores juntaram-se a nós. Continuamos a trabalhar para que no próximo mês de Junho tenhamos outros que venham alargar a equipa, particularmente em qualidade e não em quantidade. Em termos de quantidade, temos muitos jogadores, mas em termos de qualidade um pouco menos (...)", disse.
Justificando o mau desempenho da seleção nacional em grandes jogos de futebol, Kaba Diawara disse que as falhas provêm do facto de os jogadores não conseguirem encontrar o fundo da baliza para marcar o segundo golo.
« Tivemos dificuldade em marcar o segundo golo devido a um problema de eficácia que não data de hoje », explicou.
O novo selecionador esteve em liça com Mohamed Kanfory Bangoura, antigo treinador da equipa nacional local, Morlaye Soumah, ex-jogador internacional de futebol e Moussa Théa, pouco conhecido do público em geral.
Num comunicado emitido após a nomeação do treinador nacional, o CONOR explicou que a comissão, que se pronunciou sobre as candidaturas, trabalhou nos projetos dos quatro candidatos antes de analisar os diplomas para avaliar o nível de formação dos postulantes, as ofertas financeiras e propostas de pessoal técnico, entre outros.
No final desses preliminares, explicou o CONOR, Kaba Diawara e Kanfory Bangoura foram e ouvidos pelos membros da comissão de seleção.
Kaba Diawara, que levou o Syli National ao último CAN, nos Camarões, é titular de um diploma de treinador da UEFA A e um diploma universitário em gestão desportiva, obtido na Universidade de Lyon, em França.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 27abril2022