Dakar, Senegal (PANA) - O espanhol Alberto Antuna Leal, nomeado treinador da selecção nacional feminina de basquetebol do Senegal em Novembro passado, mostrou as suas ambições à frente das "Leoas" este sábado, em Dakar, durante o seu primeiro encontro face a face com a imprensa senegalesa .
“Tenho uma grande ambição como treinador”, declarou o sucessor de Moustapha Gaye no banco dos vice-campeões africanos.
No topo do seu roteiro está o Torneio de Qualificação Olímpica (OQT), em fevereiro próximo, na Bélgica.
Ainda que o programa da sua nova equipa inclua os campeões do mundo (EUA), da Europa (Bélgica) e de África (Nigéria), o antigo seleccionador do Uganda (com quem venceu o Senegal no último Afrobasket no Rwanda) é otimista.
“Não teria aceitado este cargo se não estivesse convencido de que vamos ultrapassar isto”, afirmou o técnico de 32 anos.
Alberto Antuna Leal, que disse estar “pronto para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana”, não pretende, no entanto, convocar de imediato jogadoras do campeonato local.
Ele contará com a boa base de expatriados para ter “uma equipa sólida”.
O treinador espanhol admitiu, à imprensa, que durante o último Afrobasket feminino, de 28 de julho a 6 de agosto de 2023, no Ruanda, “já fazia projeções para treinar a seleção do Senegal” que, segundo ele, tem “um grande potencial”.
-0- PANA BKN/JSG/SOC/MAR24dez2023