Mogadíscio, Somália (PANA) - O novo representante especial para a Somália e chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas no país (MANUSOM), o Americano James Swan, encontra-se em Mogadíscio desde terça-feira última para assumir as suas funções, soube a PANA de fontes diplomáticas no local.
O diplomata americano foi nomeado a 30 de maio último para suceder ao Sul-africano Nicholas Haysom, contestado a 1 de janeiro último pelo Governo Federal da Somália sob a acusação de se interferir nos assuntos internos do país, lembra-se.
O novo representante especial da Organização Nações Unidas para a Somália é um diplomata experiente, com uma longa carreira internacional no seio do Governo americano.
De 1994 a 1996, funcionava como oficial de Assuntos Políticos no Gabinete do enviado especial americano à Somália, antes de ser nomeado, em 2011, enviado dos Estados Unidos à Somália, cargo ocupado até 2013.
Citado num comunicado das Nações Unidas, Swan declarou esperar poder trabalhar, de novo, com o povo somali, e, nomeadamente, com os dirigentes do país".
"A minha experiência grangeada na Somália dizia respeito às relações entre a Somália e os Estados Unidos. Mas, hoje, tenho a honra de representar as Nações unidas e a comunidade internacional, em geral", regozijou-se.
-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/DD 26junho2019