Novo primeiro-ministro tunisino disponível para colaborar com Presidência da República
Túnis, Tunísia (PANA) - O Governo tunisino está disponível para trabalhar em coordenação com e cooperação com a Presidência da República tunisina, afirmou quinta-feira o primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi.
Segundo Mechichi, esta colaboração é extensiva à Câmara dos Representantes do povo tunisino (Parlamento), aos partidos políticos, às forças vivas e a organizações nacionais.
O chefe do Governo tunisino expressou esta vontade, em Dar Dhuafa, em Cartago, sede do Palácio Presidencial, durante uma cerimónia de entrega de pastas entre ele e o seu antecessor, Elyes Fakhfakh, que despachava assuntos pontuais.
Ele enfatizou a determinação do seu Governo a continuar a luta contra o crime nas suas diferentes formas.
Por sua vez, o primeiro-ministro cessante apelou ao fim da degradação antes que seja demasiado tarde.
"A Tunísia está hoje no olho do furacão, numa luta vital pela sobrevivência", frisou.
A seu ver, a Tunísia não consegue garantir a sua estabilidade e está ameaçada por uma tendência favorável a interesses dos minoritários, além de fazer face à corrupção.
Acrescentou que "o que é terrível na situação é que a comunidade financeira investiu em estruturas democráticas precárias, como o parlamento, a informação, entidades independentes, a administração e associações.
Afirmou que o país está à mercê de monopolistas e que chegou o momento de reagir para livrar a nação das garras que comprometem o seu futuro.
O novo primeiro-ministro tunisino e os novos membros do seu governo tomaram posse quarta-feira última no Palácio de Cartago.
Na mesma ocasião, eles declararam seus bens ção de bens à Autoridade Nacional Anti-Corrupção, refere-se.
-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/DD 04set2020