Agência Panafricana de Notícias

Novo primeiro-ministro guineense toma possa terça-feira

Conakry- Guiné-Conakry (PANA)-- O novo primeiro-ministro e chefe do Governo de União Nacional da Guiné-Conakry, Jean-Marie Doré, iniciará oficialmente as suas funções na próxima terça-feira, soube a PANA domingo de fonte oficial.
Jean-Marie Doré subsituirá Kabiné Komara, que se tinha demitido das suas funções no Banco Africano de Importação e Exportação (Eximbank) no Egipto e foi empossado em Janeiro de 2009 na sequência da tomada do poder por uma junta liderada pelo capitão Moussa Dadis Camara.
Kabiné Komara declarou recentemente que ele desejava que a auditoria das suas actividades figure entre as prioridades do seu sucessor.
Por sua vez, o novo primeiro-ministro tomou sexta-feira uma primeira medida ao proibir formalmente todos os desembolsos de fundos nas contas públicas, excepto despesas de salários e pensões.
Segundo um comunicado da Primatura, esta medida abrange os ministros, os governadores do Banco Central, os directores-gerais dos bancos comerciais, os governadores de províncias, os prefeitos e os chefes dos serviços e projectos públicos.
Os mercados e contratos do Estado atribuídos às pessoas singulares e colectivas estão igualmente suspensos, precisa a mesma nota.