Novo primeiro-ministro designado na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Kais Saied, designou um antigo ministro das Finanças, Elyes Fakhfakh, de 47 anos de idade, para formar um novo Governo tunisino esperado desde as eleições legislativas de outubro último, anunciou um comunicado da Presidência tunisina.
Segundo as disposições da Constituição, o Presidente da República tinha dez dias para escolher a personalidade que julgasse “mais apta” para formar o Governo depois do fracasso do gabinete apresentado por Habib Jemli, um perito agrícola, rejeitado a 10 de janeiro pelo Parlamento.
Jemli, proposto pelo partido islamista Ennahdha, com 54 assentos parlamentares, vencedor do escrutínio legislativo com apenas 72 por cento dos votos, face a 132 deputados que votaram contra.
Antes de designar o primeiro-ministro, o Presidente Saied consultou os principais partidos, os blocos parlamentares e os dirigentes das organizações nacionais que lhe sugeriram vários candidatos ao cargo de primeiro-ministro que, a respeito da Constituição, dispõem de amplas atribuições a nível do poder executivo.
O primeiro-ministro designado deve formar o seu Governo num prazo máximo de um mês antes de o submeter ao Parlamento para colher a sua confiança.
Em caso de novo fracasso, durante o exame de passagem diante dos deputados, o Presidente terá a liberdade de dissolver o Parlamento, o que vai conduzir a novas eleições legislativas.
Engenheiro de formação, o provável futuro chefe do executivo foi candidato derrotado às eleições presidenciais de 2019, tendo obtido apenas 0,34 por cento dos votos.
Dirigente do partido “Ettakattol”, uma formação social-democrata, ele foi membro de dois Governos dirigidos pelo Ennahdha depois da revolução de 2011.
-0- PANA BB/BEH/MAR/DD 20jan2020