Novo presidente de Conselho Superior da Comunicação nomeado no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da Transição no Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré, nomeou terça-feira um novo presidente do Conselho Superior da Comunicação, Abdoulazize Bamogo, pondo assim fim a uma crise que se alastrava no país há vários meses, soube a PANA de fonte oficial.
A situação estava estagnada há vários meses nesta instituição e o seu funcionamento estava bloqueado por processos judiciais, segundo a fonte.
A crise no seio do Conselho Superior de Comunicação deveu-se à morte de um dos conselheiros, em março de 2021, e à renúncia de outros dois conselheiros, entre os quais o presidente Mathias Tankoano nomeado ministro. Consequentemente, o seu vice, Abdoulazize Bamogo, foi obrigado a assumir o interregno.
O ex-Presidente da Transição, tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, derrubado em setembro último, tinha nomeado Danielle Bougaïre como assessora da Presidência da República do Burkina Faso.
Na formação do novo cargo, esta apresenta-se contra o então vice-presidente, Abdoulazize Bamogo, que vencerá o escrutínio a 31 de maio de 2022 com cinco votos contra quatro, na presença de um oficial de diligências.
Ao perder esta eleição, Danielle Bougaïre, então assessora da Presidência do Burkina Faso, interpus um recurso à justiça.
A 11 de julho de 2022, o processo sumário confirma a validade da ata de eleição do novo cargo, mas o decreto presidencial que deve ratificar a eleição do presidente nunca será assinado, até ao derrube do tenente-coronel Damiba a 30 de setembro, pelo capitão Ibrahim Traoré.
Este último levantará este bloqueio terça-feira última, disse a mesma fonte.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 07dez2022