Novo partido político nasce na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Um novo partido da oposição será criada brevemente, anuncia uma declaração divulgada terça-feira em Nouakchott.
O novo partido será o produto da Coligação Viver Junto (CVE, sigla em francês), saída do movimento nacionalista negro, que apoiou a candidatura de Kane Hamidou Baba às eleições presidenciais de 22 de junho de 2019 na Mauritânia, lê-se no documento.
Kane Hamidou Baba, recolheu perto de nove por cento dos sufrágios por ocasião deste escrutínio cujos resultados foram contestados pelos quatro candidatos da oposição.
O Conselho Presidencial da CVE anunciou ter adotado uma carta durante uma reunião que resumiu três meses de concertações, de discussões e de propostas.
Partidos políticos, organizações da sociedade civil e grupos de personalidades independentes decidiram consolidar a sua coordenação pela formalização da CVE, que se torna assim numa estrutura permanente dotada de órgãos de orientação e de gestão.
Os signatários desta declaração são o Movimento para a Refundação (MPR), PMRC-Arco-Íris, a Frente Unitária Republicana e Democrática (FRUD), o Partido para a Liberdade, Igualdade e Justiça (PLEJ), bem como organizações da sociedade civil e personalidades independentes.
Um partido político, como a Aliança para a Justiça e Democracia/Movimento para a Reconciliação (AJD/MR), e organizações, como as Forças Progressistas para a Mudança (FPC) e Não Toque na Minha Nacionalidade (TPMN), marcaram o seu desacordo sobre a transformação da CVE num partido político.
-0- PANA SAS/TBM/MAR/DD 05nov2019