Novo óbito e 160 casos da covid-19 na Guiné-Conakry
Conakri, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou domingo um novo óbito ligado ao coronavírus, elevando para 111 o número de pacientes que morreram da doença, desde a descoberta do primeiro caso, no país, a 12 de março de 2020, anunciou esta segunda-feira fonte oficial.
O novo óbito foi registado, num Centro de Tratamento Epidemiológico (CTE) da capital, Conakry.
Segundo a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), no seu boletim diário transmitido à PANA, em Conakry, foram detetadas 160 novas infeções em testes realizados em 894 amostras, um índice de positividade de 17,9 por cento.
Ao mesmo tempo, 51 pacientes foram declarados curados no CTE, onde 1.036 pacientes ainda se encontram hospitalizados.
O número acumulado de casos da covid-19 é de 18 mil 877 contra 16.009 curados, registados nos CTE.
A alta vaga de hospitalizações levou os especialistas do setor da saúde a garantir que o abrandamento de certas medidas, nomeadamente o transporte de um máximo de três pessoas em táxis coletivos, é a principal causa do aumento dos casos de contaminação com covid-19.
As mesmas fontes afirmam que a ANSS não é capaz de diagnosticar rapidamente a nova variante do coronavírus.
O antigo presidente da Comissão da Saúde na Assembleia Nacional, Ben Youssouf Kéïta, disse recentemente à imprensa que havia uma dupla atitude entre o Ministério da Saúde e a ANSS que tem de ser quebrada para que se possa avançar na luta contra a pandemia.
Segundo ele, a ANSS, que depende do Ministério da Saúde, reporta diretamente ao chefe de Estado, que igualmente recebe explicações do Ministro da Saúde sobre a evolução da doença.
Ben Youssouf apelou assim para a coordenação entre todos os atores envolvidos na luta contra a doença.
Na cruzada contra a doença do novo coronavírus, o Governo, que anunciou a utilização de seis tipos de vacina, planeia vacinar, até ao próximo mês de junho, 45 por cento da população, e um total de cinco milhões de pessoas dentro de dois anos.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 22março2021