Novo óbito de coronavírus na Guiné-Conacri
Conacri, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou um novo óbito relacionado com o coronavírus, elevando o número total de vítimas mortais para 89, desde a descoberta do primeiro caso, a 12 de março último, soube-se sábado de fonte oficial.
No seu boletim diário, enviado à PANA, a Agência Nacional para a Segurança da Saúde (ANSS) afirma terem sido detetados 105 novos casos positivos após o teste de 952 amostras, uma taxa de positividade de 11,0 por cento.
A mesma fonte afirma que 58 pacientes foram declarados curados, nos centros de tratamento epidemiológico, onde ainda se encontram hospitalizados 555 pacientes.
O número acumulado de casos positivos é de 15.894, incluindo 14.879 recuperações e 89 óbitos, desde 12 de março último.
Durante uma conferência de imprensa, sexta-feira à noite, o diretor da ANSS, Sakoba Kéïta, que saudou as medidas coercivas tomadas na véspera pelo Presidente Alpha Conde, observou que a taxa de contaminação aumentou, nos últimos dias.
"O número de pacientes da covid-19 é muito elevado. Praticamente, estamos a uma taxa de ocupação de camas de cerca de 80 por cento. Somos mesmo obrigados a abrir um novo centro de isolamento, nos arredores, porque os outros já estão em plena capacidade", sublinhou.
Ele assegurou que, para além da elevada taxa de mortalidade, esta pandemia está agora a atingir mais pessoas com menos de 50 anos de idade que por vezes até precisam de ser reanimados.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 27 fev2021