Agência Panafricana de Notícias

Novo naufrágio de migrantes ao largo de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Um barco transportando pelo menos 100 pessoas candidatas à emigração clandestina para a Europa, a partir das costas líbias, naufragou domingo ao largo de Tripoli, indicou um responsável da Guarda Costeira líbia, citado pelo jornal al-Wassat.

Os guardas costeiros líbios descobriram domingo de madrugada um barco virado na zona de al-Garabolli, a cerca de 50 quilómetros ao largo de Tripoli, afirmou Abdeltaeif Mohamed, acrescentando que o número de mortos não foi determinado até agora mas que o barco deveria transportar pelo menos 100 pessoas e nenhum sobrevivente foi encontrado.

Os guardas costeiros tunisinos descobriram, até sábado, 42 cadáveres ao largo do porto de El Ketef, em Ben Guerdane, um porto do sul tunisino próximo da fronteira líbia. A maioria dos corpos são aparentemente de migrantes clandestinos de origem síria cuja embarcação naufragou ao largo da Líbia.

No total 270 corpos de migrantes foram descobertos em menos de 48 horas na zona de Al-Garabolli, situada no leste de Tripoli.

Com o verão, os candidatos à emigração clandestina aproveitam a melhoria das condições meteorológicas, o caos de segurança na Líbia onde grupos armados se defrontam regularmente, enquanto as autoridades enfraquecidas e desprovidas de órgãos de segurança são incapazes de manter a ordem e de supervisionar as costas do país.

Em finais de julho passado, 150 corpos de migrantes clandestinos para a Europa, a partir do litoral líbio, foram rejeitados pelas ondas ao largo da cidade de Khomes (oeste).

Pelo menos 217 pessoas morreram por afogamento desde o início deste ano ao largo das costas líbias, na tentativa de atravessar o Mediterrâneo, indicam estatísticas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

País de trânsito e de destino da emigração, a Líbia fronteiriça com seis países subsarianos, faz face a uma enorme onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 31ago2014