Novo material médico contra covid-19 chega à Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Três voos com material médico para lutar contra o novo coronavírus chegaram à Líbia, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS), numa altura em que a pandemia se propaga rapidamente no país da África do Norte.
A Líbia, que anunciou quinta-feira 886 novos casos de infecção, contabiliza 25.822 casos confirmados de coronavírus, incluindo 11.509 ainda ativos, 13.908 recuperações e 409 mortes, desde o início da pandemia, em março passado.
O Gabinete da OMS na Líbia precisou que o material chegado inclui "luvas, máscaras N95, e viseiras faciais, batas médicas, óculos, condensadores de oxigénio, termómetros e casacos para melhorar a resposta à covid-19, na Líbia".
A mesma fonte salientou que o material será distribuído em estreita cooperação com as autoridades sanitárias de toda a Líbia, expressando os agradecimentos da organização ao Fundo Central de Resposta de emergência, à Fundação Bill e Melinda Gates e aos governos de Itália e da Alemanha.
A 4 de setembro corrente, a OMS forneceu um conjunto de equipamento de protecção pessoal "EPI" e entregou-o aos centros de quarentena em Benghazi, Sebha e Tobruk, confirmando que continuará a apoiar medidas preventivas para combater o coronavírus, na Líbia.
A OMS queixou-se antes do "atraso reiterado" na liberação pelas autoridades aduaneiras líbias de remessas de emergência e fornecimentos humanitários para lutar contra o coronavírus, salientando que tinha levantado a questão em várias ocasiões junto do Presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, e do chefe do Comité Científico de luta contra coronavírus, em vão".
-0- PANA BY/JSG /DIM/IZ 18set2020