Novo jazigo petrolífero descoberto no sudoeste da Líbia
Tripoli, Líbio (PANA) - Petróleo comercial foi descoberto na bacia de Ghadamès, no sudoeste da Líbia, num jazigo identificado como A-65/2, soube a PANA de fonte oficial.
Descoberto pela Sociedade Petrolífera Argelina (Sonatrach) na Líbia, o jazigo tem capacidade de produção de cerca de 4.200 barris por dia, anunciou esta quarta-feira a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).
Está já em curso a perforação de três poços estratégicos sob a égide da Sociedade Nacional de Perforação que mobilizou a sua plataforma n.º 11, aplicando a filosofia de gestão integrada da perforação, em parceria com um grupo de empresas de elites internacionais e locais.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Direção da NOC sublinhou que estas parcerias estratégicas reforçam a posição da Sonatrach enquanto parceiro fiável para grandes projetos de perforação, nomeadamente graças à utilização de sistemas integrados conforme as normas internacionais.
No quadro das suas atividades na Líbia, a Sonatrach tinha obtido uma licença de exploração e partilha de produção durante um concurso público de 2008.
A NOC já anunciou a comercialização do petróleo nos poços A-65/2 na bacia de Ghadamès, dando assim início do desenvolvimento e da produção tão logo que seja possível.
As atuais médias de produção petrolófera na Líbia estimam-se em mais de um milhão de barris por dia, ao passo que as de condensados ultrapassou os 53.539.000 barris por dia, tendo a de gás natural excedido 2,55 mil milhões de pés cúbicos por dia.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 13agosto2025