Novo governo na Tunísia esperado sexta-feira
Tunísia, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino designado, Elyes Fakhfakh, apresentará a lista final do seu Governo ao Presidente Kais Saied, na sexta-feira à noite, anunciou quarta-feira o serviço de informação de Elyes Fakhfakh num comunicado.
O Presidente tunisino instruíu Fakhfakh, em 20 de janeiro último, a formar o novo Governo, depois que o Parlamento se recusou a dar confiança ao Governo Habib Jemli, lembre-se.
Desde então, o primeiro-ministro designado tem vindo a consultar partidos políticos e blocos parlamentares, bem como organizações da sociedade civil e figuras políticas para formar a sua equipa.
A Constituição da Tunísia prevê um período máximo de um mês para formar um governo após a nomeação do primeiro-ministro.
Na mesma linha, um dos líderes da Corrente Democrática, Ghazi Chaouchi, disse que o seu partido rejeitou os nomes propostos para encabeçar as pastas do Interior e da Justiça.
Acrescentou, em declaração à imprensa quarta-feira, que o seu partido havia concordado em retirar-se do cargo de ministro da Justiça, na condição de que o Ministério fosse confiado a uma figura independente com coragem suficiente para abrir os processos pendentes.
Anunciou que o seu partido chegou a um acordo de princípio para assumir três departamentos, designadamente Reforma Administrativa, Património do Estado e Educação.
-0- PANA YY/IN/BEH/CJB/IZ 12fev2020