Agência Panafricana de Notícias

Novo governador do Banco Central da Tunísia alerta para indicadores económicos do país

Tunis, Tunísia (PANA) - O novo governador do Banco Central da Tunísia, Marouane Abassi, qualifica de "assustadores" os indicadores económicos registados na Tunísia, prometendo consequentemente uma tomada de decisões severas para inverter o quadro.

Falando quinta-feira última na sua primeira conferência de imprensa, após a sua nomeação para o cargo, Marouane Abassi advertiu que o país se está a dirigir para uma fase em que será impossível controlar a inflação que atingiu, no final de fevereiro último, uma taxa de 7,1 porcento.

O que, a seu ver, levou o Banco Central a aumentar a taxa básica em 75 pontos, passando de 5 para 5,75 porcento.

Quando a inflação ultrapassa três porcento, a situação torna-se ameaçadora e requer a intervenção do Banco Central para limitar o desgoverno, explicou.

Todos os indicadores registados batem todos os recordes e são preocupantes, nomeadamente no que se refere ao défice da balança comercial e da balança dos pagamentos correntes, que atingiu 10 porcento do Produto Interno Bruto (PIB), sem mencionar a redução da taxa de cobertura da Tunísia em termos de divisas, atualmente, lamentou o novo governador do banco.

Esta situação pode implicar a tomada de medidas "severas", reiterou o governador do Banco Central, insistindo na necessidade de racionalizar as importações e reforçar as exportações.

-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 09março2018