Bamako, Mali (PANA) - Um novo general, Laurent Michon, sucederá, em julho próximo, ao general Marc Conruyt, à frente da força francesa Barkhane empenhada na luta contra o terrorismo no Sahel, soube a PANA de fonte segura.
Segundo a mesma fonte, o general Michon terá de pilotar uma nova estratégia anti-jiadista e proceder a uma nítida redução do número de efetivos no terreno.
Nomeado para um mandato de um ano, ele deverá, logo depois da sua chegada, desobrigar progressivamente da força Barkane no Sahel, conforme o anunciou recentemente o Presidente francês, Emmanuel Macron, a favor de um dispositivo incumbido de ataques direcionados.
Também tem como missão acompanhar no combate exércitos locais, através das forças especiais europeias do dispositivo Takuba, que ainda precisa de crescer.
Segundo a mesma fonte, a França planeia abandonar as bases no norte do Mali, designadamente Tessalit, Kidal e Tombouctou, até ao final de 2021, para concentrar a sua presença em Gao e Ménaka, igualmente no centro do país, mais perto da chamada "zona das três fronteiras", nas fronteiras entre o Mali, o Níger e o Burkina Faso.
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 19junho2021